31.3.09

videogames podem ajudar portadores do chamado olho preguiçoso


DEU NO YAHOO! Durante muito tempo os videogames e jogos para computador foram acusados de afetar a visão das crianças que passavam muito tempo em frente às telinhas. Um estudo da Universidade de Rochester, porém, vai na contramão desta popular teoria e afirma que os games, especialmente os de ação em primeira pessoa (como os clássicos jogos de tiro, como Halo, Fallout 3, Gears of War e clássicos como Quake e Doom), ajudam a desenvolver a visão.
Segundo a pesquisa, que procura avaliar os efeitos secundários dos games em seus aficionados, os jogos melhoram a função de sensibilidade ao contraste (CSF, na sigla em inglês). Isso quer dizer que os games melhoram a percepção de diferentes tonalidades de cinza - o que é um fato bastante relevante, pois se acreditava que essa função não poderia ser estimulada: as pessoas nasciam com uma boa percepção ou não.
Por enquanto, a única forma de amenizar o problema, que também é chamado de ambliopia ou olho preguiçoso e se agrava com a idade, é por meio de cirurgias ou óculos. Com a descoberta, os cientistas podem eventualmente recomendar o uso de videogames para reforçar essa parte da visão.
Os pesquisadores avaliaram 13 pessoas, separadas em dois grupos, e que jogaram cerca de 50 horas por semana, durante nove semanas. Um grupo ficou com os games de ação em primeira pessoa (Call of Duty 2 e Unreal Tournament), enquanto o outro brincou com títulos mais calmos, como The Sims.
Os que estavam no grupo dos jogos de ação registraram uma melhoria de 43% na CSF, enquanto os jogadores do outro grupo tiveram uma melhoria de apenas 11%. O estudo descobriu ainda que a melhoria na CSF dura por meses, mesmo após as pessoas pararem de jogar.
Conforme afirmou o site Gamespot, os mesmos pesquisadores já tinha descoberto que os jogos melhoram a acuidade visual e a visão periférica.
então agora o dificicil vai ser a mamãe dizer que videogame estraga a visão!!!
*todos os creditos a yahoo tecnologia


Nenhum comentário: